terça-feira, 8 de setembro de 2009

Outro percurso!

Ando há uns tempos arredada deste espaço que me deu muita alegria a construir!

Há dias, disparate, há já bastantes dias, em pleno Agosto, recebo um email.

Mas que email! Transbordou-me de saudades e de alegria!

Pois foi, este projecto começou exactamente há uns anos ( 2007 ) com uma menina muito querida que saídinha da Faculdade foi parar à Sec. da Cidadela no âmbito do PAM!

A Sofia trabalhava comigo nas aulas, em parceria, com um grupo de alunos que nos fez pensar muito para se desenvolverem estratégias conducentes a boas aprendizagens da Matemática!

Assim, passámos muito, muito tempo juntas, na escola e cá em casa!

Adorei trabalhar com esta minha colega, não só me fez compreender a visão da vida destes jovens adultos ( os que tinha cá em casa com a mesma idade da Sofia sairam beneficiados!!!) como também me perspectivou tecnologias que usei com novas metodologia e didáctica da Matemática.

Tardes e tardes de discussão alegre, frutuosa e saborosa!
Levámos a cabo alguns projectos com os alunos. Eles adoraram e nós também!

Não resisto a publicá-lo aqui de novo:

No dia 1 de Junho , alunos do 7ºA participaram da Grande Feira da Matemática no Museu da Ciência, na Escola Politécnica, em Lisboa.

Este evento foi iniciativa da SPM, como forma de lançar o repto às escolas para a criação do Clube de Matemática.



Os alunos do 7ºA, levaram materiais, jogos e problemas, que
desenvolveram nas aulas de Matemática e de Estudo Acompanhado.















A barraquinha "Caminhando.....na Matemática" foi muito visitada e os jogos, quer com os materiais quer no computador, foram muito solicitados.

Mas os alunos também levaram o dia todo visitando as outras barraquinhas, jogando jogos, resolvendo problemas e... recebendo diplomas e prendas.

Mais fotos dos professores que nos acompanharam e visitaram!















Sofia, eu e a Isabel trabucho ( amigas!) A Ana Abreu Lima e a Clementina Timóteo
( amigas e colegas há 35 anos!)

Os Jogos de Euler são um espectáculo!

Adorámos estes jogos, e muitos outros que lá estavam! Muitos!



Sofia Praça ( essa miúda incrível!)



E está prometido, para o ano arrancamos com os jogos da Ludus http://clube.spm.pt/files/related/ALregras.pdf

e iremos aos Campeonatos de Jogos Matemáticos http://ludicum.org/


Mas prometido, prometido vamos voltar com o Clube da Matemática.

Não se esqueçam do Concurso para o Logotipo!!!!


Um destes projectos foi o ponta-pé de saída para este blog!

O ano terminou, eu fiquei na Sec.Cidadela e a Sofia, como todos os jovens adultos de hoje, fez muita muita coisa!

Eu também fiz, quando tinha a idade dela, também fiz muitas opções e curiosamente este ano tanto ela como eu fizemos mais uma opção!

A da Sofia está aqui


Decidiu voltar à faculdade e fazer uma nova licenciatura que, sem dúvida alguma, lhe dará um potencial fantástico quando voltar a dar aulas de Matemática!

A minha opção foi também grande!
Ao fim de muitos anos decidi vir bem pertinho de casa para que me pudesse deslocar sem carro, já que a minha recuperação é muito muito lenta e me provoca alguma incapacidade motora.

E outra opção, grande opção, foi decidir, depois de muito meditar, abdicar do secundário!

É isso mesmo, estou contente pela decisão que tomei!

Gostei imenso da escola quando a visitei uns tempos antes de ser operada e decidi ser essa a minha futura escola e serem os alunos do básico o meu projecto futuro, quando retomar!

Assim este projecto Matemática na Cidadela ficará aqui, tal como começou com a Sofia Praça, essa miúda gira que conheci!

Na Escola de S.Julião da Barra, em Oeiras, irei começar um novo projecto ( talvez seja chamado Caminhando na Matemática ) e colocarei aqui o link para o caso de todos os visitantes deste blog o queiram espreitar.

A todos
Muito Obrigada!

Margarida, mais conhecida por Camila

( partilho agora com todos o que alguns já sabiam!)

2 comentários:

MeriRosy disse...

Forçaa aí Camilaaa na nova escola! Beijinhos!!!

douglas diego da silva disse...

Programa para aprender Matemática super rápido, é grátis acesse wwww.lineafree.hd1.com.br .