segunda-feira, 15 de junho de 2009

Probabilidades- a estratégia secreta de uum jogador!


Têm sido uns dias muito cheios, estes últimos!

Para os alunos há que fazer umas paragens para descomprimir!

Estes últimos dias, também, para mim têm sido difíceis, mas quem me dera poderem ser difíceis por estar a ajudar alunos...

Bom, mas agora que, talvez, esteja já com mais forças, vá recomeçar a colocar uns temas que me têm surgido na ideia e hoje lembrei-me deste:

Uma questão de Probabilidades:

A ESTRATÉGIA SECRETA DE UM JOGADOR

Um jogador construiu 3 dados, iguais e equilibrados.

O dado encarnado tem nas suas faces os números 2, 4 e 9, duas vezes cada um.

O dado azul tem nas suas faces os números 3, 5 e 7, igualmente duas vezes cada um.

O dado verde tem nas suas faces os números 1, 6 e 8, duas vezes cada um.

A soma dos números das seis faces é a mesma nos três dados.

O jogo consiste em cada jogador escolher o dado e lançá-lo, ganhando aquele que obtiver uma pontuação superior.

O jogador-construtor confia na probabilidade de obter melhor pontuação se deixar o seu adversário escolher o dado e lançá-lo e só depois ele escolher outro dado e fizer o seu lançamento.

À priori concorda com o jogador-construtor? Considera que ele tem razão para estar tão confiante com esta estratégia?

Trabalhe este problema e explique em que se baseia este jogador para ter este grau de confiança tão elevado.


Amanhã colocarei a minha resolução!

Sem comentários: