terça-feira, 21 de Abril de 2009

Equações Literais


A importância das expressões algébricas

No nosso dia a dia muitas vezes usamos expressões sem perceber que as mesmas representam expressões algébricas ou numéricas.

Quando calculamos o preço de um caderno somado ao preço de três canetas, usamos expressões como 1x+3y, onde x representa o preço do caderno e y o preço de cada caneta.

Quando compramos um lanche, somamos ao preço de um refrigerante o preço de uma sandwish, usando expressões do tipo 1x+1y onde x representa o preço da sandwish e y o preço do refrigerante.

Neste caso para sabermos o valor do troco usamos a subtração .

Por exemplo, se V é o valor total de dinheiro disponível e T é o valor do troco, então temos uma expresão algébrica do tipo V-(1x+1y)=T.

Ora, nestes exemplos, estamos perante equações literais, equações em que figuram mais do que uma variável ( letra ) .

Quando te solicitam a expressão da área ou do perímetro de um polígono ou de uma figura plana, estás perante uma equação literal.

Na Antiguidade, as letras foram pouco usadas na representação de números e relações.

De acordo com fontes históricas, os gregos Euclides e Aristóteles (322-384 a.C), usaram as letras para representar números. A partir do século XIII o matemático italiano Leonardo de Pisa (Fibonacci),autor do livro sobre Liber Abaci (o livro do ábaco) sobre a arte de calcular, desenvolveu alguns cálculos algébricos.

Contudo, o grande uso de letras para resumir mais racionalmente o cálculo algébrico passou a ser estudado pelo matemático alemão Stifel (1486-1567) e pelos matemáticos italianos Germano (1501-1576) e Bombelli (autor de Álgebra publicada em 1572), porém, foi com o matemático francês François Viéte (1540-1603), que introduziu o uso ordenado de letras nas analogias matemáticas, que se desenvolveu o estudo do cálculo algébrico.

aqui uma breve história sobre As equações na História da Matemática

E aqui as Cinco Equações que Mudaram Mundo

1 comentário:

Paulo Ferro disse...

Adorei o post. Uma boa sugestão literária para os alunos poderem apreender o conceito de equação e a importância que a Matemática tem nas nossas vidas.