quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Charles Darwin, 200 anos do seu nascimento



Caderno de apontamentos de Darwin

Grande exposição sobre Darwin abre amanhã na Gulbenkian


aqui leia o que pode encontrar na exposição

Charles Darwin nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1809, em Shrewsbury e morreu, a 19 de Abril de 1882, em Downe, Kent, na Grã Bretanha.

No seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), Darwin introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural.

Leia no Público de hoje, um texto sobre a vida e obra do autor da teoria da evolução.

Pode ler-se as obras completas de Darwin aqui e a sua vida na Wikipedia , em inglês.

E já agora não perca no De Rerum Natura " Darwin entre nós"


A àrvore da Vida de Darwin, cujo esboço pode ver-se na primeira figura deste post, foi a fonte de inspiração para Tania Kovats para decorar o teto de uma das salas do Museu de História Natural de Londres que aloja a exposição permanente sobre a Teoria da evolução de C.Darwin.

Tania Kovats venceu o concurso "Art inspired by evolution" para o qual concorreram 10 artistas plásticos, a convite do Museu de História Natural de Londres .

E agora espreite aqui:

Profº Paulo Gama Mota, da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra , no âmbito das comemorações do ano Darwin a sobre a sua investigação em evolução comportamental em animais.




e aqui veja :

Darwin's Canopy: Art inspired by evolution



Sem comentários: