sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Funções, gráficos e problemas!!

Situações discutidas nas aulas quer nas aulas do 9º ano quer nas do 10º ano!

Problema 1

Numa certa aula de Matemática, o professor pediu aos alunos que representassem na forma de gráfico tempo-distância trajetos de idas à escola em dias que aconteram imprevistos ao longo da caminhada. O Pedro apresentou os gráficos abaixo, observando que o trajecto sempre tinha sido o mesmo e que a diferença estava na "forma" de fazer o trajecto:

a) Interpreta os trajetos de Pedro.
b) Esboça o gráfico tempo-velocidade em cada uma das situações.
c) Estima a velocidade média com que o Pedro estava caminhando em cada uma das situações, no intervalo de tempo [10,20].

Problema 2
São dados três reservatórios R1, R2 e R3, cilíndricos e idênticos.
Considera que os três reservatórios, inicialmente vazios,
começam a receber água.
Os gráficos abaixo representam o nível da água nos reservatórios em função do tempo, decorrido desde o início do processo, que vamos tomar como t = 0.
Pela forma dos gráficos podemos descrever como foi a entrada de água em cada um dos reservatórios?

Problema 3

Dois irmãos, Joana e Bruno, saem de casa juntos para a escola. A Joana pensa estar atrasada e sai correndo, e sentindo-se cansada continua o trajeto caminhando. O Bruno sai caminhando e ao aproximar-se da escola começa a correr. Dos gráficos abaixo, quais são os dois que representam a distância percorrida pelas crianças, desde a sua casa, até à escola ?

Sem comentários: