sábado, 29 de novembro de 2008

O Quadro Interactivo e as aulas de Matemática!

Foram algumas, já não sei quantas, mas diria umas 10 3ª feiras em que começava às 8h e terminava às 22h! E no dia seguinte lá estava às 8h e saía às 18h15m....

Enfim, e hoje termino o dia a ouvir ...

Não gosto do que ouvi, não gosto do que tenho vindo a ouvir e muito menos do que tenho visto fazer!

Mas eu, sim, nestas 10 terças feiras e nas muitas horas que gastei, cansada, com sono, sem forças, fiz este trabalho e quero ouvir uma opinião de quem por aqui nos visita e gasta, tem gasto e gastará muitas e muitas horas no ensino da Matemática!

Ou seja, pediram-me um tópico do programa de Matemática para desenvolver no Interwriter, mas construindo um guião, um protocolo, um plano de aula!

Quando ensinei os Cortes no Cubo, usei o quadro Interactivo, usei o applet que aqui postei e que consta no trabalho do curso, mas francamente, não desenhei aula nenhuma, não fiz protocolo algum, nem guião!

A aula estava pensada, estava escrita na minha memória e decorreu ao sabor do trabalho, das dúvidas, das já certezas dos meus alunos e correu muito bem!

Os exercícios foram trabalhados, discutidos, resolvidos melhor por uns do que por outros, mas aprender é assim mesmo, vão-se dando saltos e nem sempre são iguais, não têm de ser!

E, continuo a ouvir no noticiário...

Dia 3 e dia 11 , certamente me manifestarei, mais uma vez!

E, porque não conhecerei nunca uma avaliação crítica do meu trabalho, no que se refere à metodologia usada, apenas, julgo, à didáctica do quadro interactivo, agradeço a todos os colegas que por aqui passam, uma avaliação crítica!



Pode-se promover a discussão!
Avaliação formativa! Concordo!

Bem haja a todos!


Nota: Tive que gravar em pdf os vários quadros do Interwriter para poder guardá-los no Scribd e por isso não se consegue manusear as réguas, calculadora e cubos , destapei uns quadros coloridos para se poderem apreciar as sínteses que aparecerão posteriormente.

Será que isto está correctamente feito? Será que este trabalho está passível de ser partilhado e compreendido por quem é professor de Matemática e quer usar estas aulas?

Dúvidas, muitas dúvidas e por isso partilho as dúvidas!

E continuo a ouvir .... mas sobre este tema ( avaliação ) , já não tenho dúvidas!

A Terminar o Trabalho Cortes no Cubo pa QI

Sem comentários: