terça-feira, 7 de outubro de 2008

Objectivos???


Os alunos do 9º ano já fizeram um teste!

Dos que já corrigi, fiquei contente!

Amanhã os alunos do 10º farão um teste sobre o módulo inicial, servirá de teste diagnóstico, conforme foi acordado em departamento!

Estão muito empenhados, e o empenho observou-se no último trabalho que lhes propus!

Um dos objectivos foi , sem dúvida, alcançado! Um maior número de alunos apresentou o trabalho e cumpriu as orientações dadas para a realização e apresentação do mesmo!

Objectivo superado!!!!

Mas será isto que interessa ? Sim, na definição de objectivos de avaliação do professor???

Não!

Desde que as aulas começaram, lembro-me de ter saído uma única vez às 16h, nos outros dias tenho saído, 18h, 18h30, 19h...

Entro sempre às 8h!

Hoje, saímos, eu e mais dois colegas meus quase quase às 19h!

Conclusão, cheguei a casa quase, quase às 8h da noite...estafadinha!!!!

Mas já definimos os objectivos!!! Serão aceites?

Dúvida ? Um dos motores do Método Científico!

Dúvida ? Algo que deverá ser explicitamente combatido ? Sim, porque não podemos questionar o Dogma que circula, a verdade inquestionável sobre este processo em que, nós professores, andamos embrenhados!!!

Isto aprendi com pessoas francamente superiores:
  • "Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"
- Autor: Goethe

Já agora, porque não reler:

A dúvida é o principio da sabedoria".
- Autor: Aristóteles
  • "Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"
- Autor: Goethe
  • "Dê-me o benefício das suas convicções, se as tiver, mas guarde para si as dúvidas. Bastam-me as que tenho"
- Autor: Goethe
  • "A tolerância é a filha da dúvida"
- Fonte: "Arco de Triunfo" - Autor: Erich Remarque
  • "A dúvida é uma homenagem prestada à esperança"
- Fonte: "Cantos de Maldoror" - Autor: Idisore Lautréamont
  • "O pensamento só começa com a dúvida"
- Fonte: "Correspondência com André Gide" - Autor: Roger Gard
  • "Duvidar de si mesmo é o primeiro sinal da inteligência"
- Fonte: "Sessanta, XVI" - Autor: Ugo Ojetti
  • "Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar"
- Autor: José Ortega y Gasset
  • "Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida"
- Autor: Max Beerbohm
  • "É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos"
- Autor: Orson Welles

Tenham um bom dia, com dúvidas nas aulas, é muito bom sinal, é sinal que estão a aprender!

Sem comentários: