sexta-feira, 18 de julho de 2008

Porque é que a Lua não cai?



Hoje à noite ia a caminho de Lisboa pela marginal.
Uma noite linda, mas um vento horroroso!
O mar ondolava ao sabor do vento forte e lá longe, bem longe no céu escuro estava a lua, lua cheia a iluminar o mar e depois o Tejo!
A luz de prata ,que irradiava, ao projectar-se na água, criava um quadro lindo!
E eu com uma vontade de fotografar!
Enquanto o carro rolava e eu olhava a Lua, pensei- e se fosse uma miúda, que pensaria deste quadro?
Logo me surgiu uma pergunta típica dos miúdos- porque é que a Lua não cai?
Bom, tem a ver com a Física e ... fui procurar, com pena de não ter on line o meu colega e parceiro das aulas de Matemática e Física, da Oferta de Escola!
Estás a fazer-me falta, R!

Bom mas procurei em livros dos meus filhos, mas com o pouco tempo que disponho, a net facilitou-me e aqui vai uma imagem, retirada do google images, só para começar!



Fui procurar no Cool Cosmos e encontrei um vídeo incluído na série Ask an Astronomer, que faz parte da colecção de vídeos do serviço educativo do Telescópio Espacial Spitzer da NASA ( procura também os vídeos no canal SpitzerJim do YouTube)

Doris Dou explica-nos que afinal a Lua não é a maçã de Newton mas uma bola de ténis!
Uma bola que está constantemente a cair em direcção à Terra, tal qual a figura acima!

Mas não cai! Ela segue a sua órbita! E porque é que não sai da órbita?

Vamos ver o vídeo e compreender a nossa Bola Nocturna que reflecte uma luz prateada nas noites quentes de Verão!





Lua - Pedro Abrunhosa


A Lua Que Eu Te Dei - Ivete Sangalo

Sem comentários: