segunda-feira, 14 de julho de 2008

Paradoxo...


6ª feira,à noite um amigo e professor de Investigação Operacional,na FCUL, colocou-me um paradoxo.

Aguardo que me envie o nome por que é conhecido e, entretanto, resolvi começar a relembrar os vários paradoxos lógico-matemáticos e matemáticos que fazem todo o sentido serem aqui colocados, para podermos recorrer a estes posts, no próximo ano lectivo, quando abordarmos a noção de limite, por exemplo!

Assim, lembrando dois grandes matemáticos Bertrand Russell e David Hilbert, apresento revelações "íntimas" que lhes são atribuídas.


"Eu queria certeza da mesma maneira que as pessoas querem fé religiosa. Eu pensava que a certeza é mais provável de ser encontrada na matemática do que em qualquer outra coisa. Mas descobri que muitas demonstrações matemáticas, que os meus professores esperavam que eu aceitasse, estavam cheias de falácias, e que, se a certeza pudesse realmente ser descoberta na Matemática, seria num novo campo da Matemática, com fundamentos mais sólidos do que os que tinham até então considerados seguros. Mas enquanto o trabalho prosseguia, eu lembrava-me constantemente da fábula sobre o elefante e a tartaruga. Tendo construído um elefante sobre o qual poderia repousar o mundo matemático, vi que o elefante cambaleava, e passei a construir uma tartaruga, para evitar que ele caísse. Mas a tartaruga não estava mais segura do que o elefante, e após uns vinte anos de trabalho muito árduo, cheguei à conclusão de que não havia mais nada que eu pudesse fazer a fim de tornar o conhecimento matemático indubitável."
Bertrand Russell

"O objectivo de minha teoria é estabelecer de uma vez por todas a certeza dos métodos matemáticos... O estado actual das coisas, em que nos chocamos com os paradoxos, é intolerável. Imaginem as definições e os métodos dedutivos que todos aprendem, ensinam e usam em Matemática, os paradigmas de verdade e de certeza, conduzindo a absurdos! Se o pensamento matemático é defeituoso, onde acharemos verdade e certeza?"
David Hilbert


E tenham um bom Summertime
Ella Fitzgerald & Louis Armstrong




Billie Holiday


Janis Joplin


Scarlett Johansson

Sem comentários: