sexta-feira, 25 de julho de 2008

Ciência, há séculos!

Passeando pelo Público online, encontrei um excelente slideshow sobre exposição "Sphaera Mundi, a ciência na Aula da Esfera",que encerrou a 24 de Abril!

Lastimo, não ter seguido o conselho da Clem, minha amiga e colega ( desde a FCUL) , para ir visitar este evento. Decorriam dias complicados na escola!

Bom, voltando ao slideshow, este utiliza imagens de manuscritos científicos do Colégio de Santo Antão e, de fundo, pode-se ouvir a bela voz de Cecília Bartoli.

É pena não se conseguir ver em pormenor os manuscritos, mas as imagens são bem ilustrativas da evolução da ciência na época!

Procurei na Biblioteca Nacional e fica aqui um resumo, tirado da BN, sobre o que foi a Aula da Esfera:


"A Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão foi uma das mais marcantes instituições de ensino e de prática científica em Portugal, tendo sido, durante quase dois séculos, o principal centro de formação dos quadros técnicos e científicos (cosmógrafos, engenheiros, etc.) de que o país necessitava. Integrada na vasta rede supranacional de centros de ensino da Companhia de Jesus, foi também o local de passagem de professores das mais variadas proveniências, o foco de intercâmbio com os mais avançados centros científicos da Europa, a porta de entrada em Portugal dos mais importantes descobrimentos da nova ciência. A exposição Sphaera Mundi: A Ciência na Aula da Esfera procura dar uma imagem da vitalidade e riqueza desta singular instituição científica, em áreas tão diversas como a matemática, a astronomia, a cosmografia, a estática e a hidráulica, a óptica, a engenharia militar, a construção de instrumentos, etc., bem representadas na colecção Manuscritos da BNP."


Nos dias de hoje, vejam, como um aluno pode observar o céu e estudar o tema Astronomia!

Fantástico!





Outras opções para visualizar o céu poderão ser os programas Celestia e Stellarium.

Encontrei também o http://www.wikisky.org/ que me parece ser uma boa opção pois acede-se a partir do browser e os outros exigem download e instalação .

Boas ferramentas para a aula de Físico-Química, parece-me...

Umas noites divertidas, estas de Verão, na varanda ou no jardim, olhando o céu com o computador ao lado!

Sem comentários: