sexta-feira, 6 de junho de 2008

E porque está calor!

E porque já está calor e continua a não chover temos que poupar água!












Proclamada em Estrasburgo pelo Conselho da Europa em Maio de 1968






Sabes que a Europa luta com falta de água e que a cidade de Barcelona está a ser abastecida de navios cisternas ?


Só algumas curiosidades sobre os gastos de água e a necessidade de a poupar!



Água - Algumas curiosidades

Uma pessoa bebe em média cerca de 2600 litros de água em três anos.
Uma vez que no mundo existe apenas 0,06% de água potável e que em cada duche de 5 minutos diários numa família de quatro pessoas são gastos precisamente os mesmos litros, porque não reduzir o tempo que a tua família passa a tomar duche?
Sem nos apercebermos, produzir 1 quilograma de carne exige 100 vezes mais água doce que, por exemplo, 1 quilograma de trigo.
A contribuição de cada um de nós (pelo menos 1000 pessoas) poderá ser a de, pelo menos uma vez por mês, substituirmos uma refeição de carne por um prato vegetariano, poupando assim mais de 100 000 m3 de água doce.
Curiosamente, este número é o equivalente à quantidade de água que 5500 pessoas necessitam para tomar duche todos os dias, durante um ano.
Sempre que se utiliza a casa de banho, nomeadamente em cada descarga de autoclismo, a água potável que é usada desaparece em direcção ao esgoto em quantidades mais elevadas que o necessário: cerca de 10 a 15 litros.
Para evitar este desperdício pode-se colocar uma garrafa cheia de água ou de areia no depósito do autoclismo e a água poupada chegará aos 800 litros por mês.
O aquário central do Oceanário de Lisboa poderia ser enchido na totalidade caso 1000 pessoas adoptassem esta medida durante 9 meses


e sabes como fazer água?




E agora uma música ja colocada à tempos, mas que faz bem revisitá-la!







Sem comentários: