sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Deixámos a Geometria!


Verdi - Traviata - Choeur Bohémiens

Por uns tempos deixámos o estudo pormenorizado da Geometria, a mais bela das disciplinas da Matemática, a que nos permite desenvolver o raciocínio!

Quais triângulos que geram cones, quais rectângulos que num rodopio...

fazem aparecer cilindros!

Como um mágico com a sua varinha, ao som de Verdi, passeiem um pouco pela La Traviata e sonhem com estes novos modelos geométricos num baile colorido e doce...

10 comentários:

Clementina disse...

Embora se entenda a ideia da sequência programática, ou seja, a ideia de que vamos para outro tema, a Geometria nunca nos deve deixar principalmente depois de ver este vídeo com transformações tão sugestivas e com uma música tão sincronizada com a animação. Não deixem a Geometria!

Camila disse...

A Geometria irá sempre acompanhar os meus alunos, quer estejamos num ou noutro capítulo do programa de Matemática... Eles já estão a gostar mais da beleza que acompanha esta ciência matemática!
Será que sabem que tb sou Camila?Eh!eh!eh!

Anónimo disse...

Muito giro mesmo!

:)

Marta

Tânia Aires disse...

A geometria nunca foi o meu forte...aliás, nada que acabe em "metria"...a trignometria quase arruinou a minha entrada para a universidade :-) mas esse vídeo é realmente incentiva a gostar e desperta a imaginação...O blog continua super giro, interessante, educativo, imaginativo...MUITO BOM!!É para continuar...agora podia era ter sempre uma musiquinha de fundo!Depois ensino! Beijinhos

Camila disse...

Trigonometria!!!
Porque será que se comete erro?
tri-três
gono-ângulo
metria-medida

vamos lá a escrever trigonometria...
cantem que sai direitinho!!!

Tânia Aires disse...

Eu sou de biologia...burrinha, burrinha...para mim trigo é um cereal ;-)

Clementina disse...

Ah, a propósito de Biologia, a natureza está cheia de geometria. Para começar, a simetria das flores e das folhas e depois dos cristais, ...

Camila disse...

Boa Clem, eu não queria dizer tanto à Tânia... Mas ela já me disse que não teve boas profs de Mat... só a do 12º ano ( ainda foi a tempo de aprender coisas bonitas!)

Tânia Aires disse...

O que tem piada na biologia são as assimetrias...o que é diferente, o que foge à regra, aquilo que é diferente do que se espera que seja...mas são de facto duas ciências que se complementam...tive más profs de Mat, mas sou uma excelente auto-didacta!

Rui Coelho disse...

Olá
Gosto muito de tudo neste blog,
geometria, arte, matemática ...
Ravel ... Verdi ...
continua sempre que sempre serei mais um dos fieis do vasto publico deste blog