sábado, 20 de outubro de 2007

Triângulos, vistos por quem aprende!

Os alunos já sabem que depois de serem introduzidos e trabalhados um ou dois conceitos, que é a vez deles construirem e resolverem um problema para cuja resolução seja necessária a utilização desses conceitos.
No 7º ano foram inventados problemas geniais!
Cada aluno comunicou à turma o seu problema e algumas resoluções foram discutidas!
Conseguiu-se passar uma mensagem muito importante: a utilização correcta do conceito é fundamental na resolução de um problema!
Outra, há problemas que podem ser resolvidos por processos diferentes! Esta metodologia de trabalho permite, sem dúvida, reduzir experiências negativas da aprendizagem da Matemática, permite ouvir-se:
- professora, consegui! Já sei resolver problemas! Já gosto de Matemática!
Neste primeiro mês de aulas surgiram já vários problemas dos meus alunos do 8º ano.

" Inventar um problema para cuja resolução seja necessário a utilização do conceito de mediana de um triângulo e suas propriedades e a utilização do Teorema de Pitágoras no plano" com a respectiva resolução.

Na turma E, a maioria coopera lindamente. É um gosto observar a atitude destes alunos!

Vão longe...

À semelhança do ano passado os trabalhos dos alunos são publicados no Moodle da escola, bem como no Jornal da Matemática que com eles produzo e se publica no Moodle.

Este ano, a pedido deles, alguns coloco aqui:

Alguns do ano passado.

Problema criado pela turma.






































Alguns deste ano!

Sem comentários: