sábado, 27 de outubro de 2007

A Terra e a Lua no papel? Como?

É isso mesmo! Como representar a Terra e a Lua numa folha A3?

Esta foi a tarefa colocada às turmas A e E.

Tinham 90 minutos para resolver, em grupode 4 alunos, a tarefa e outros 90 minutos para apresentarem à turma o seu trabalho e responderem a questões que lhes seriam colocadas.
Fig1-Mosaico dos planetas so sistema Solar,
incluindo a Lua.Os planetas não se encontram à escla.
Créditos:NASA/JPL
O que lhes foi dado?
A folha A3, a distância da Lua à Terra, o diâmetro da Terra e o diâmetro da Lua.

- A escala! Precisamos da escala!
- Qual é stora?
- Essa é a grande questão!
Medições, discussões...
Rascunhos e rabiscos,
Descrever o processo? Como pensámos? Escrever?
Desistências!
Consulta dos livros de Geografia...dos livros de Matemática...
Ah, já está!!!
Nuno- "Pensámos assim: temos que medir a diagonal da folha e sobre essa linha temos que desenhar a Terra(d=12 800 Km), , a Lua (d=3400Km)e a distância entre elas ( 384 000 km), o que perfaz 400 200 km, aproximadamente. Então a escala está feita. Utilizamos a regra de 3 simples! Está certo não está? Mas o problema foi que reduzimos ao cm e tinhamos muitos zeros!!! "
Mónica- "Pensámos assim: temos 51 cm de diagonal para desenharmos a Terra, a Lua e a distância, mantendo as proporções. Então como tenho 400 200 Km para representar, fui experimentar a escala de 1/1 000 porque 400 200Km tem 3 zeros. Mas não deu! Então como 1Km são 10 000 cm e temos que reprsebtar em 51 cm, então a escala vai ser 1/10 000!"
Carlitos - " Fomos por tentativas, usando a escala de 1/1000, porque temos 384 000 Km, de distância entre a Terra e a Lua, fizémosos cálculos e não deu. Depois experimentámos 1/ 10 000 Km, já deu! Mas não nos esquecemos dos diâmetros!"
- Esperamos agora o scanner para colocar aqui as folhas A3-
mais ESCAAAAAALAS!
- É sempre um problema de escalas!- disse-me o Paulo
- Então não vivemos sem escalas? - pergunta o Frederico
- O quê?- questiona a Luz- resolvemos tudo com a regra de 3 simples!
É tudo Proporcionalidade Directa?
- Não!- um dia mais tarde, veremos isso.- disse

4 comentários:

clau disse...

olaa!
fiquei muito impressionada com esta página!
parabens!!!
tem imensos links,imagens,historias,esquemas...simplesmente:ADORO
BJINHO

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Tânia Aires disse...

Finalmente passei por aqui e...ADOREI!!!
A matemática, tal como outras disciplinas, só nos fascina quando noa é bem ensinada...ou quando nos é transmitido o gosto por ela...infelizmente só tive uma boa professora de matemática no 12ºano...tarde demais...Alunos de Cascais, aproveitem bem esta professora ;-)
Ser professora é sem dúvida mais do que um ofício...tem que ser uma vocação!
Beijinhos

calitos disse...

Ainda bem que os professores gostaram do trabalho realizado pelo grupo 6. De carlitos